O baixo é indispensável fazendo ligação entre os instrumentos ritmicos e harmônicos, o baixo junto com a bateria empurra banda para dentro. O baixista tem a responsabilidade de tocar as notas nas cabeças do compasso (tônicas) que definem a função do acorde.
Um baixo fora do compasso pode fazer um estrago irremediável. Os outros instrumentistas, muitas vezes, têm mais facilidade de disfarçar uma dúvida tocando algo mais melódico. O baixista normalmente tem que apresentar a nota no primeiro tempo.
Por um lado, o baixo também tem o poder de colocar balanço na levada, inserindo grooves interessantes, invertendo os acordes que fazem as ligações dentro da harmonia. Por outro lado, tente tirar o contra-baixo de uma música e você vai experimentar uma sensação muito esquisita, como se o chão saísse de debaixo dos pés. E é isso que muitas vezes o baixo é: o chão. fazer uma ligação em linha (mesa de som), as vezes não é recomendável pois o timbre do baixo não fica muito em sua característica obrigando o técnico a colocar o baixo em um cubo amplificador. Mas dependendo de ótimos equipamentos o timbre do baixo pode ficar excelente em uma ligação em linha, utilizando os equipamentos certos e ótimas equalizações.
abaixo formas de ligar o baixo em linha:
1 - ligando o instrumento no input do cubo e saindo pelo Direct Out você pode conectar a saída num canal da mesa (Mic) possibilitando o baixo ligado nas P.As e o cubo como monitor (retorno).
Obs: alguns Cubos a saída out para mesa é desbalanceada, podendo causar ruídos ao ligar na mesa de som dependendo de uma certa distancia.
2 - saindo do baixo e ligando direto na mesa line input, entrada line espera equipamentos de alta impedância, sem correr o risco de queimar, ao contrario da entrada Mic que pode haver a queima do pré pois o mesmo espera instrumentos de baixa impedância ex: o microfone.
3 - com a utilização de um D.I você possibilita ligar o baixo numa entrada Mic, e ligando no cubo para monitoração (retorno). Alguns pedais de pré são D.I e tem saída Direct Out podendo ligar na mesa Mic Input
Obs: recomenda-se utilizar Utilize D.I's Ativos em Baixos passivos, eles corresponde bem em faixas de frequências dando um Up no nível de sinal do seu baixo, ligando um D.I ativo num baixo ativo podem causar uma enorme acoplamento em frequências graves, utilize D.I passivo de preferência.
Deus Abençoe
IN GOD WE TRUST
Sem comentários:
Enviar um comentário