quinta-feira, 18 de abril de 2019

Microfonando Saxofone, e Metais


As Metaleiras e Sax são Instrumentos bastante utilizados nos louvores, estes instrumentos são o de som mais “vivo”, “agressivo”, “metálico” e sobre tudo mais forte, vou usar como exemplo Trombone e Trompete, mas as aplicações podem ser usadas para Tuba e Trompa também. Os critérios para posicionamento para captação em naipes são os habituais. Podem-se usar dinâmicos com polaridade cardioid, cobrindo de dois a quatro músicos ou individuais. Ou usar um capacitivo cardioid de capsula larga posicionando o microfone na frente dos músicos na altura dos seus olhos a aproximadamente 50 cm de distancia.  



 Lembrando que mics capacitivos tem alta sensibilidade podendo causar realimentações. 

Para captação individual a captação pode ser feita enfrente a campânula (boca em forma de sino), pois é por ali que sai 90% do som. O tipo correto do microfone é o cardioid dinâmico.




Existem microfones apropriados para microfonar esses tipos de instrumentos, os lapela com o “clip” para segurar na campânula do instrumento, são capacitivos tendo que ter bastante atenção ao microfonar, ou usar, por exemplo, Shure Beta 98H.  




Para ajudar no som você pode usar um refletor de acrílico, age como um retorno acústico, bem útil para vazamentos e atenuação.  




Dicas: o trompete é um instrumento que esta numa região das mais altas, tendo o som muito forte e brilhante, ao microfonar experimente colocar o mic afastado mais ou menos em 15° fora do eixo, é possível ter bons resultados usando tanto dinâmico como o capacitivo.
Para trombones é interessante colocar o microfone a uns 50 cm diretamente apontado para a “boca” do trombone.
Este posicionamento dá um grande “punch” e corpo ao instrumento. Se você quiser um som um pouco menos definido, pode abaixar um pouco a altura do microfone e colocá-lo angulado apontando para a boca do instrumento.
.dependendo da sua igreja o uso de amplificação desses instrumentos não é necessário, microfonar ele acabara prejudicando mais ainda o som, igrejas com péssima acústica e muita reverberação não é recomendada.
Para Igrejas menores, posicione os músicos em lateral do publico isso ira amenizar o som enviado diretamente para o publico, se possível utiliza a surdina, é para modificar o timbre do instrumento e atenuar em seu volume.



Deus Abençoe.







IN GOD WE TRUST

terça-feira, 16 de abril de 2019

Microfonando Orquestra: Cordas e Madeiras



Microfonar a Orquestra da sua igreja pode ser uma tarefa difícil, utilizando os microfones adequados e posicionamento correto tudo simplifica.
Cordas: (Violino, Viola e Violoncelo), este grupo de instrumento se caracteriza pela suavidade de som e pelo timbre, riquíssimo em harmônicos. Portanto para reprodução de toda a gama dinâmica e de todo espectro de frequências, é indispensável o uso de microfones macios e de excelentes respostas de frequências, os microfones ideais para esse requerimento são os capacitivos.
Violinos, violas e cellos, a captação deve ser por microfone capacitivo cardioid, utilizando por (Naipes) ou (grupos), quatro músicos para um microfone, mas sendo instrumentos iguais. Por ex: orquestra com 8 violinos, 4 cellos e 2 violas o esquema de microfonação ficaria, dois mics para dois grupos de quatro músicos (violino), um mic para quatro músicos de (cello), e um mic para dois músicos de (viola).


  
A microfonação individual pode ser utilizada caso o ambiente tenha sérios problemas de acústica, pode-se usar microfone de lapela (com o “clip”), essa técnica oferece um som de baixa qualidade, mas bem mais livre de vazamento.
Contra Baixo Acústico: esse instrumento devido a sua dimensão e pelo registro de baixas frequências deve ser microfonado individualmente, quando o estilo musical exige o máximo de qualidade de captação do instrumento, o ideal é colocar um microfone capacitivo enfrente ao corpo do instrumento, a uma distancia de 20 a 50 cm. Pode-se também usar dois mics colocando um mic de bumbo bem próximo ao corpo do instrumento para captar bem as baixas frequências e deixando o capacitivo para a ambiência, mixando juntos.  



Madeiras (exceto saxofone): este grupo de instrumentos de sopro como: flauta, piccolo, clarinete, oboé, fagote, clarone, etc...se caracteriza pelo som suave, tendendo para o aveludado, usa dois microfones para cada dois a quatro músicos, caso de solo seja microfone individual, devemos levar o fato que esses instrumentos não emitem som apenas pela extremidade, mas por toda extensão do corpo. A posição certa e enfrente ao músico.  



Dicas: ao utilizar captação nos instrumentos individualmente, utilize microfones dinâmicos com alta sensibilidade e polaridade cardioid, dará mais clareza ao som e não terá muito vazamento, e não perdera a dinâmica do instrumento. (exceto instrumentos de corda).
Utilize uma lapela no ultimo caso.




Deus abençoe.







In God We Trust

Mais Visitadas