quinta-feira, 11 de abril de 2019

Microfones Sistemas sem fio para sua Igreja

  Umas das peças mais importantes e utilizadas hoje em dia nas igrejas, o microfone, quando utilizado de maneira correta e  categoria ideal, garante resultados satisfatórios.
 O microfone sem fio, por conferir maior liberdade de locomoção durante louvor, pregação etc... Ou apenas por uma questão meramente estética por conta da ausência de cabos. Elas estão cada vez mais requeridas nas igrejas.
 Tipos de microfones como: Lapela foto (1), Earset foto (2) e de Mão foto (3).




O que faz um microfone sem fio ser bom, é a qualidade de sua transmissão e recepção, A sua cápsula também é de fundamental importância, pois é o que determinará a sonoridade desse equipamento.
    Sempre na frequência UHF, pois as VHF e/ou FM são mais sujeitas à interferências e ruídos que comprometem o resultado final. o ideal é que o microfone de trabalho possua seleção de frequências, o que evita que um microfone sem fio interfira na comunicação de outro microfone.   
Os microfones sem fio (de mão)   terão uma qualidade sonora maior aos de lapela e earset, sendo indicados tanto para fala quanto para o canto. Mas quando é preciso liberdade para as mãos (pregação, palestras, etc..).  Que cantam, os earset pode ser recorrido  sem comprometer na qualidade.
  Já o microfone  de lapela tem seu uso mais restrito, sendo indicado mais para a fala, utilizado amplamente em estúdios e televisão, onde a acústica é controlada. Também pode ser utilizado por palestrantes e pregadores.     Porém requer mais cuidados que os outros dois modelos com relação à sua equalização e posicionamento das caixas acústicas para que a realimentação (microfonia) seja evitada.
 È preciso ter certos cuidados com relação a microfones sem fio, como limpeza e quedas. Microfones sem fio de mão seus transmissores se localizam no bastão, uma queda pode danificar algum componente, prejudicando o sinal enviado ao receptor. Limpe o bastão com pano seco, alguns são emborrachados, passe álcool isopropilico ao algodão para tirar as gorduras e grudes. Passe antisséptico bucal em uma escova de dente e esfregue no globo para tirar odores e mal cheiro, faça o mesmo na espuma de dentro, anti-puff, lembre-se de retirar o globo do microfone para esse feito.
Dicas: Existem microfones que trabalham numa faixa de frequência de 2400 a 2495 Mhz, você pode ter problemas com esse microfone, pois eles trabalham na mesma frequência do wi fi e blootooth, evite-os. Foto (4).



 Microfones que trabalham na faixa de frequência de 698 a 806 Mhz terão perde de sinal a longo ou curto prazo, por motivo do desligamento da TV analógica, não comprem nessa faixa, busque microfones que trabalham na faixa de 470 a 697Mhz foto (4).
 Deixe sempre visada diretamente entre o transmissor e o receptor, tipo sem obstáculos, se possível coloque o receptor perto do transmissor ou em lugar suspenso,   pessoas interfere no sinal pelo o corpo conter água. Não coloque perto de estruturas metálicas, elas funcionam como antenas para sinais RF (Radio Frequência),   (FM, VHF, UHF, etc...),  os sinais são absorvidos por essas estruturas,  como uma  esponja absorve a água.
 Cuidado ao segurar no  bastão do seu microfone sem fio, pois no compartimento de baixo fica as pilhas ou baterias, e a antena de transmissão, segure a no meio, foto (5), utilize pilhas novas alcalinas e baterias de boa qualidade, elas influencia diretamente na qualidade da transmissão.



 Normalmente as saídas de microfone são XLR (balanceada) e P10 (desbalanceada), conecte de acordo com as entradas na mesa de som, microfones com apenas saídas P10 são microfones não profissional feito para mesas não profissionais.  (evite esses tipos de microfones, você terá problema de casamento de impedância com a mesa de som).
 Compre produtos que tenha a homologação da ANATEL.

Observação:  Não confunda o conceito de frequência de transmissão e recepção  Radio Frequência (RF), com as frequências relacionadas ao espectro audível (20Hz a 20kHz). Apesar de ser utilizada a mesma unidade de medida, as RFs são ondas eletromagnéticas, e não sinais de áudio (por sua vez, ondas mecânicas).

Compre microfones sistemas sem fio de boa qualidade, terá um custo alto, mas terá o equipamento para toda a vida. Entregue o melhor para Deus, pois ele entregara o melhor dele para você. 


Deus Abençoe.  












IN GOD WE TRUST

domingo, 7 de abril de 2019

Microfones Dinâmicos Ideal para a sua Igreja

Como escolher o microfone dinâmico para os vocais da sua igreja???
São os tipos de microfones mais utilizados em sonorização ao vivo, por serem mais duros, menos vazamento de áudio, e serem unidirecionais (captação vem apenas de uma direção). São ótimos para aplicação de grande pressão sonora.
Vou explicar bem resumido por que é importante um microfone de boa qualidade na sua igreja. Existem vários aspectos que um cantor ou vocalista de uma banda ou grupo precisam saber, pois cada microfone reage diferente para cada tipo de voz.
Apontar qual microfone é melhor é muito difícil, pois cada um tem sua característica para um estilo musical ou para determinada voz, existem grandes marcas no mercado como: Shure, Sennheiser, AKG, AudioTechnnica, Samson. Tem outras marcas tão bons quantos essas citadas, mas essas são as mais conhecidas, quando compra se um microfone a pessoa só quer saber da qualidade do áudio, então é muito importante que você conheça as características técnicas do seu microfone, que é encontrada no manual de instruções, talvez um microfone mais barato de o resultado que você deseja.
Resposta de frequência e curva de resposta:
Quanto mais próximo de espectro audível de 20hz (grave) a 20Khz (agudo) melhor será o microfone, apenas uma analise rápida, com a curva de resposta de frequência que reflete a sonoridade o comportamento sonoro do microfone. Com relação a voz humana, microfones podem ser bom para tenores e contraltos que estão no meio do espectro, e para sopranos podem deixar a desejar.
De 20hz e 100hz homens com voz de barítono ou baixo muito difícil de achar alguém que consegue produzir essa faixa de frequência, por isso existe mesas de som com cortes de frequência HPF ou Low Cut de 100Hz, 80Hz e 75Hz de forma de limpar o som e evitar os” Puffs”. Microfone com boa resposta de graves é o Sennheiser e845 de 40Hz a 16Khz. Ótimo para utilização masculina. Foto(1)
  





Entre 100Hz e 150Hz são as frequências de vozes masculinas, femininas começam a partir de 160Hz até 250Hz, a maioria dos microfones tem resposta plana entre 300Hz e 2Khz, já entre 2Khz e 5Khz os microfones dinâmicos são construídos com um crescimento nessa faixa, onde proporciona mais as consoantes, no caso do AKG D5 ele tem um pico de +5db na faixa de 5Khz e 10Khz dando mais integibilidade na voz. Foto (2). 






Porém nessa faixa de frequência são causadas sibilâcia quando são pronunciadas “Z” e “S” alcançando frequências de 4Khz para homens e até 8Khz para mulheres, no shure SM58 note que tem um vale de caimento bem nessa frequência assim evitando essa sibilância. Foto (3).








Sensibilidade
A sensibilidade possibilita usar o microfone mais afastada da fonte sonora ou trabalhar com menos volume, caso o microfone esteja mais próximo da fonte sonora. È muito útil para evitar microfonia.
Mais sensibilidade é muito útil para pessoas que falam ou cantam no volume mais baixo, menos sensibilidade é mais útil para pessoas que falam ou cantam no volume mais baixo, tudo depende da aplicação.
Pressão Sonora
Um dos maiores problemas de microfone de segunda linha, um microfone pode ser excelente para uma palestra onde a pressão sonora é de 70db SPL, mas terrível para cantores que cantam aos gritos atingindo 100db SPL ou mais. Microfones de segunda linha costumam distorce quando são submetidos a alto pressão sonora, já microfones de primeira linha costumam aguentar altos níveis 120db SPL ate mais. Samson Q8 aguenta 150db SPL por exemplo.



É muito difícil de notar uma distorção do microfone e muitas vezes quem leva a culpa é o técnico, para perceber isso apenas verifique se a mesa ou a caixa estão clipando, se não tiverem você já sabe de onde vem o problema. Mas se a compra desse microfone foi por ordem dele, então ele é o culpado.
Lembrete: microfones não são fabricados de acordo com o sexo, masculino e feminino, mas sim por resposta em frequência estilo musical e como você se expressa ao manusear um microfone.

Dicas: procure comprar microfones com alta sensibilidade, lideres religioso costumam pregar com microfone bem abaixo da boca, isso facilita no trabalho para dar o volume necessário e ter o maior controle.
No grupo de louvor com muitas pessoas, compre pelo menos um microfone de primeira linha, deixe com o solista.
Procure sempre adequar os microfones para o tipo de pessoa de acordo com a resposta de frequência do microfone, leia o manual lá indica tudo sobre o equipamento.
Você técnico ou responsável do som da sua igreja, é muito importante que você passe os conceitos técnicos do microfone para os vocalistas, e cantores (a) da sua igreja, afinal eles precisam saber os termos técnicos da sua ferramenta de trabalho, pois acabam comprando o que o vendedor acha melhor para ele naquele momento, e não satisfazendo depois no seu resultado.



Deus Abençoe








IN GOD WE TRUST
  

Mais Visitadas