quarta-feira, 7 de outubro de 2020

TIPOS DE EQUALIZADORES - FILTROS


Um conjunto de filtros são usados ​​para remover certas frequências do caminho do sinal de áudio, atenuando ou acentuando.
 

Tipos de Filtros:

  1.  HPF  e LPF  ( são os conhecidos passa alta e passa baixa, que também podem ser chamado de low cut e high filter, qualquer coisa abaixo do filtro cortado é removido do caminho do sinal).  
  2. Shelving ( ele atua em todas as frequências acima ou abaixo no ponto em que determinar).
  3. Peaking ou Bandpass ( atuam em uma determinada frequência, mas alteram na quantidade nas frequências ao lado).

HPF  (high pass filter- Low Cut)

esse filtro e bastante utilizado quando não se trabalha com frequências graves, por ex: voz, evita o "puff" causado pelas letras "P" e "B" já mais utilizar em bumbo, surdo, baixo as vezes até em piano elétrico


LPF ( low pass filter)

 esse filtro já não é tão utilizado, mas pode ser um adianto se tratando de realimentação quando sabe usar, já mais utilizar em pratos,  chimbal, etc...


  Shelving

quando deseja dar aquele up nas extremidades, cuidado com os exageros.


Peaking ou Bandpass

  está um exemplo de um filtro peaking com largura de banda estreita e ampla. 

filtro peaking  com largura de banda mais larga


EQ não é uma ciência, é uma arte. Muito da mistura é considerado ciência, quando na verdade não é. Os engenheiros,  técnicos, operadores de áudio seja lá como você entende, quando chegam em uma culto, reunião de igreja ou show,  são tanto artistas quanto músicos e cantores no palco. Quando você se senta na cabine de som enfrente a mesa,você é um artista, não um cientista. Não existe uma fórmula mágica para equalizar um bumbo. Seus ouvidos decidem como você equaliza. Se soa bem, é bom. Certifique-se de ouvir seus instrumentos antes de aplicar qualquer EQ. Às vezes, o melhor EQ é, na verdade, nenhum EQ.








Deus Abençoe

terça-feira, 6 de outubro de 2020

TIPOS DE EQUALIZADORES E SUAS APLICAÇÕES



Os equalizadores de áudio são recursos importantes, encontrados em sistemas de som profissional, podendo vir na forma de equipamentos completos, separados ou incorporados a amplificadores e outros equipamentos de som.

Eles são um conjunto de filtros sintonizados, agrupados de forma a cobrir toda a faixa de frequência de áudio, cada um com a capacidade de operar amplificando ou atenuando o sinal de entrada.

Tecnicamente, os equalizadores são usados para fazerem correção no sistema de áudio, acentuando as faltas de frequência ou atenuando as sobras. Eles são utilizados para alinhamento de sistema, (P.A e Monitores) auxiliado por um software.

Os equalizadores podem ser divididos em dois grupos básicos: os Paramétricos e os Gráficos. 


Equalizador Paramétrico

Permite selecionar frequências sobre quais deseja atuar a largura do filtro e o volume das mesmas. Normalmente, um equalizador paramétrico tem menos filtros que um gráfico, justamente pela possibilidades  de podermos posiciona-las em frequências variáveis. Utilizamos este tipo de equalizador quando é necessário reforçar ou atenuar pouco ou muito bem definidas. 


Equalizador Paramétrico 5 Bandas


Parâmetros de um Equalizador Paramétrico 

FREQ: Este seletor de frequência atua entre frequências de corte, um inferior e outro superior, que delimitam sua faixa de atuação; a frequência central é a que está no meio da faixa que o filtro manuseia. O paramétrico permite, por meio da função frequência central, que o usuário escolha exatamente a frequência sobre a qual o equalizador deve atuar. A faixa de frequência de corte dos filtros se sobrepõe em parte, atingindo assim toda gama de frequência audíveis.

GAIN: O seletor de ganho permite atuar sobre a amplitude do sinal senoidal. Essa função permite atenuar ou reforçar o sinal que está sendo trabalhado em um determinado filtro. O nível de atenuação ou reforço é especificado em Db.

Q (Bell) ou BANDWIDTH: Esse recurso é uma variante (fator de qualidade), que se refere á largura da curva de sino. Quanto maior o Q, mais estreita a largura de banda. Uma Q elevada significa que apenas uma estreita faixa de frequência em torno de frequência central é afetada, enquanto que um Q baixo afeta uma ampla faixa de frequência. A bandwidth é especificada em oitavas que podem variar de 0,03 a 2.



Equalizador Gráfico (GEQ.)

 Caracteriza-se por ter seu filtro sintonizado em frequência fixas de operação, estando disponível ao usuário o ajuste do ganho/atenuação em cada frequência. Geralmente possuem 31 bandas de frequência e sua largura (Q) é de 1/3 oitava.

Esse equalizador se aplica no alinhamento do sistema de som P.A e nos monitores reduzindo o efeito de realimentação, responsável pela microfonia.

Equalizadores Semi-Paramétrico

Esses equalizadores normalmente se encontra nas mesas de som mais simples, e são mais fáceis de encontrar nas frequências medias. Ele não tem o botão do ajuste do "Q" ele apenas tem os botões de ganho e frequência.






Deus Abençoe

Mais Visitadas