São técnicas que podem ser usadas tanto ao vivo como no estúdio, Engenheiro de áudio em sua maioria utiliza essas dessas técnicas em grandes shows, A microfonação do cubo dá a maior fidelidade real sonora para músico, muitos preferem microfonar o cubo a ligar em linha a guitarra, tendo que utilizar um simulador de ampli em pedal, ou software. Ao microfonar um cubo, temos que levar em consideração a três parâmetros, Posição, Ângulo e Distancia, esses fatores influencia de maneira fundamental a sonoridade captada pelo microfone. E importante que o microfone de uso seja adequado para o mesmo sendo microfone dinâmico, como por exemplo: (SM57 da Shure, e e609 da Sennheiser), são recomendados pelo custo beneficio sua praticidade e resposta em frequência.
O posicionamento tem três posições básicas: (Centro, Cone e Borda), no centro tendo a resposta de frequência mais plana, já puxando para borda, tem a perde de frequências agudas e ganho em graves, dando mais corpo ao som como mostra a foto abaixo:
Angulação influencia bastante na sonoridade da captação, existe basicamente dois tipos angulação, On Axis (no eixo), e Off Axis (fora do eixo), ângulo fora do eixo mais usado é de 45° ou 22°, mas nada que impede de você alterar o ângulo da sua captação ao seu desejo.
A técnica para a distancia da captação se chama “Open Making” é usada para ganhar mais profundidade e ambiência na sua captação, mais próximo para um som mais encorpado ou mais afastado para o som com mais ambiência.
podemos analisar assim como mostra na fot:
Dicas: A técnica bastante utilizada é a captação com mais de um microfone, o ideal é usar em dois alto falantes distintos, quando o cubo tiver mais de um alto falante, e fazer uma microfonação individual de cada alto falante, por exemplo, colocando um mic no centro do cone para resposta ampla e outro na borda para graves, podendo colocar até um terceiro microfone, um capacitivo de capsula larga, pelo tipo de captação e resposta de frequência mais balanceada adiciona brilho e presença que perde nos outros microfones por serem dinâmicos.
Você pode adicionar um mic de bumbo atrás do cubo direcionado para os falantes para a captação dos graves, mixando juntos com os microfones na parte da frente, o único problema é que ele pode cancelar frequências que não gostaria.
Com a utilização de muitos microfones pode haver cancelamentos indesejados, por isso muita cautela para esse tipo de técnica, o ideal é testar bastante os posicionamentos, tanto dos microfones quanto do cubo no ambiente.
Com a utilização de muitos microfones pode haver cancelamentos indesejados, por isso muita cautela para esse tipo de técnica, o ideal é testar bastante os posicionamentos, tanto dos microfones quanto do cubo no ambiente.
Deus abençoe
IN GOD E TRUST