sábado, 25 de janeiro de 2020

MESA DE SOM - ONDE COLOCAR NA CONGREGAÇÃO (igreja)

Umas questão muito falada, onde colocar a mesa de som na igreja? A mesa de som e a maioria dos demais equipamentos usados são colocados em um local muitas vezes denominado cabines de som, o local onde ficará o técnico. A resposta para essa questão nem sempre a grada a quem pergunta.

Olhando na imagem abaixo, o melhor local esta a 3 e 4 para o fundo/centro e no canto da igreja, com enfase no "4" O número cinco deixei proposital pois ele não pega totalmente o ângulo de cobertura do som. 




Para o técnico de som possa trabalhar adequadamente, ele precisa ouvir o que a congregação está ouvindo, A melhor forma de conseguir isso é ficar junto aos ouvintes.Se o técnico ficar enfiado dentro de uma cabine fechada (ainda que tenha uma grande janela de vidro), ele não terá como saber o que está acontecendo com o som durante o culto. Fones de ouvido, embora úteis, não fornecem uma ideia real do que esta acontecendo na igreja, o som até chegar aos seus ouvidos já foram refletidos em paredes (lisas) causando assim cancelamentos e acoplamentos de fase, uma grande janela aberta ajuda, mas ainda esta longe de uma situação ideal.
Nem sempre é possível colocar a mesa de som no local ideal, se for este caso, tente de tudo para não ficar confinado em uma cabine fechada.
Mesas digitais que contribuem com seu funcionamento através de Tablets, Ipads e smartphones, te deixara com a vantagem de mixar no lugar que desejar não se prendendo em uma cabine ou local fechado, talvez o que sua igreja esteja precisando é de tecnologia avançada.    



Deus Abençoe

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

POSICIONAMENTO DAS CAIXAS (P.A)

Decidir sobre os locais da colocação das caixas acústicas é uma das mais importantes variáveis em projeto de sonorização. A escolha infeliz poderá resultar em sérios problemas de realimentação (microfonia) e cobertura deficiente, dentre outros. Direcione o som para os ouvidos das pessoas e não nos microfones ou nas paredes e teto.
Fazendo a audição será agradável e apresentará poucos problemas de realimentação. Existem outro aspecto que devem ser também visto como visual agradável. A melhor  cobertura é na direção em que são apontadas aos ouvintes. 
E para isso existem alguns parâmetros a serem feitos para evitar eventuais perdas de cobertura e problemas no sistema de som.

  • Nunca posicione as caixas na frente dos microfones. Colocar as caixas na frente dos microfones vai jogar o som diretamente dentro da área de captação, causando a realimentação (microfonia), para  saber mais entre nesse link sobre microfonação dos microfones  Microfonação para Corais e Ministério de Louvor    
  • Angule as caixas para projetar o som na congregação e não nas paredes. Isso significa que o som será dirigida as pessoas e por elas absorvidas, e minimizando os problemas de reverberação, causadas pelas reflexões sucessivas das ondas sonoras, atingindo superfície pouco ou nada absorventes, como paredes lisas.      sobre: TRATAMENTO ACÚSTICO - EXEMPLOS PRÁTICOS   

microfone direcionado direto na caixa, podendo causar microfonia


caixa na frente do microfone 





Simulador Básico das caixas viradas em diagonal cobrindo toda a cobertura da congregação

  • Use caixas extras para completar os vazios. Quanto maior número de caixas, maior será a possibilidade de um som com baixa inteligibilidade. lembrando que, use caixas adicionais apenas onde necessário, em locais como abaixo do mezanino e em outros pontos mortos, locais com  reverberação quanto maior a quantidade de fontes sonoras pior será a sonorização do local, ao invés de estar melhorado estará piorando e pondo a perder tudo. 




  • Cuidado com caixas suspensa em tripés, isso pode causar uma sobrecarga de pressão sonora aos ocupantes nas primeiras fileiras, dando lhes incómodos ao som alto, posicione as caixas suspensa ao teto em uma altura relevante ao teto da congregação e distancia ao equivalente.

aconselhável o fixamente em fly no teto



Cluster Central

São caixas instaladas juntas, funcionando como se fosse uma só, assim chamadas de "CLUSTER CENTRAL" considerada até por uma opção mais tecnicamente falando, melhora significativamente a integiilidade e cobre corretamente as áreas desejadas. O posicionamento ideal do cluster deve ser rigorosamente calculado pelo projetista, fazendo cálculos, usando softwares dedicados para essa  finalidade.

Simulador Básico Cluster Central duas vias 

E não verificar apenas ângulos de cobertura ou espaços vagos, mas também potencia das caixas, sensibilidade, e qual tipo de caixa é mais aconselhável e/ou precisa para a congregação, Templos, Igrejas.  

Fonte: Lonnie Park 

link de outros assuntos, só clicar












Deus Abençoe

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

DIFERENÇA ENTRE ALTO-FALANTES EM SÉRIE E PARALELO

Quando mais de um alto-falante é conectado a um amplificador individual, eles podem ser conectados em série, paralelo ou (raramente) em série / paralelo.


Alto-Falantes em Série  


Quando vários alto-falantes são conectados em série, a soma das classificações de impedância dos alto-falantes deve ser igual à impedância de saída do amplificador.



Nesse exemplo, temos um amplificador de 50W com uma impedância de saída de 8 ohm. 



Adicionar alto-falantes em série é uma maneira segura de adicionar alto-falantes a um amplificador, mas nem sempre é prático. A impedância total mais alta também não permite que o amplificador produza sua potência máxima. 





Alto-Falantes em Paralelo



Quando vários alto-falantes são conectados em paralelo, as coisas ficam um pouco mais complicadas, pois a impedância geral do circuito paralelo será menor que as classificações de impedância dos alto-falantes individuais.



Devido à impedância total, é raro você poder conectar mais de 2 alto-falantes em paralelo.

Se cada alto-falante tiver a mesma impedância, é fácil calcular a impedância de carga total dos alto-falantes em paralelo. Simplesmente divida a impedância do alto-falante individual pelo número de alto-falantes. Por exemplo, nos diagrama  acima, se cada alto-falante tiver 16 ohms, a impedância de carga total seria 16 dividida por 2, o que equivale a 8 ohms.

A instalação de 2 alto-falantes em paralelo é muito comum. Você só precisa garantir que a impedância de carga total dos alto-falantes em paralelo esteja acima da impedância mínima exigida pelo amplificador.
Fonte: AmplifiedParts









Deus Abençoe

Mais Visitadas