sexta-feira, 27 de setembro de 2019

HISTÓRIA DO MICROFONE


A Historia do Microfone começa em 1877, com alemão Emile Berninder

O microfone, dispositivo bastante útil na atualidade, serve para transformar o som em energia elétrica. Quase sempre, essa energia é “jogada” em um amplificador, fazendo com que haja a amplificação do som com um menor esforço vocal.

No dia 4 de março de 1877, o alemão Emile Berninder criou o primeiro microfone da história. Porém, o primeiro dispositivo utilizável foi criado simultaneamente por Alexander Graham Bell, que em seus laboratórios o aperfeiçoou significativamente, e Elisha Gray.

O desenvolvimento do microfone foi muito importante para o surgimento de outras invenções nos anos posteriores, como o rádio e a televisão, por exemplo. Além disso, sua invenção se tornou extremamente útil em guerras e combates de qualquer fim, para transmitir e receber mensagens. É muito provável que sem o microfone, também não haveria a popularização de bandas e conjuntos musicais.

Fonte: Historia de Tudo







Obrigado pela visita, duvidas, esclarecimentos? pergunte estarei disposto a compartilhar com você meu conhecimentos técnicos e abranger mais ainda esse mundo do áudio. Deus Abençoe

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Manual da Equipe Técnica para um Melhor Som



Tipicamente a função da equipe técnica é liderar a congregação nos eventos litúrgicos que utilizam música e voz amplificada na igreja. Se existir algum prolema técnico com o áudio o serviço religioso não sairá a contento e os participantes não irão sentir-se á vontade. O objetivo da equipe técnica é conseguir o melhor resultado possível com o equipamento disponível, o que exigirá um esforço conjunto de todo o grupo.
As informações que se seguem são sugestões para cada membro da equipe. Seguindo essas orientação o resultado será um melhor som e um serviço religioso de maior qualidade, o que ajudará no sentido de que cada um sinta-se mais confortável no desempenho de suas funções.

 Cantores/Vocalistas

Por favor, mantenham-se sempre perto de seus microfones. Isso ajudará o técnico a manter o volume e o timbre consistentemente durante todo o tempo, permitindo que você consiga ouvir-se adequadamente nos monitores. Não seja tímido. O microfone não pode correr atrás de sua voz. Você deve dirigir sua emissão vocal diretamente para o microfone. Tente manter seus lábios próximos ao microfone todo o tempo e indo um pouco para trás quando cantar excepcionalmente alto. Procure usar o microfone como o fazem os cantores experientes, entregando um volume constante para o sistema de som.
Posicione-se diretamente em frente aos monitores. Se achar que o monitor está com o volume muito alto ou muito baixo, certifique-se primeiro de que está corretamente posicionado diante do microfone. Se o desconforto persistir, peça ajuda ao técnico.
Se tiver compartilhando o monitor de palco com alguém, posicionem -se de modo que o monitor esteja diretamente voltado para todos os cantores. Para melhor resultado um monitor não deve ser usado por mais do que duas pessoas simultaneamente (com exceção para os corais).

Guitarrista/Baixista

Se você possui uj amplificador, coloque-o na sua frente ou de lado, para manter o volume sonoro do palco baixo mesmo ouvindo-se bem, incline-o para trás ou eleve-o de modo que fique dirigido para sua face. Ajuste o volume de modo que possa escutar com clareza, mas sem incomodar os demais. Amplificadores para guitarra costumam ser muito direcionais e, por esse motivo, tenha cuidado para onde esta dirigido. Para conectar sua guitarra no sistema de som use microfone, em frente ao falante, para o violão elétrico utilize um direct box. No baixo elétrico, cuidado com as frequências graves com exagero, podem embolar prejudicando o som trazendo irritação e cobrindo os outros instrumentos.

Tecladistas

Se você possui amplificador tente posiciona-lo de modo que fique voltado diretamente para sua face. Eleve-o  ou incline-o para trás, conforme necessário.  Ajuste o volume de modo que possa ouvir-se confortavelmente, sem exageros. Use um Direct Box para conectar-se ao sistema de som.


Baterista

Baterias foram construídas para serem percutidas e, muitas vezes soam melhor quando toadas alto. Para "sentir" a melodia, os bateristas preferem tocar no seu nível de conforto. tendo em vista o que foi dito, o conforto auditivo da congregação e daqueles que estiverem próximos é de suma importância.
A bateria desempenha um papel vital no grupo  de louvor e juntamente com os demais instrumentos de percussão constituem o adesivo musical que vai manter o conjunto unido.
lembre-se de respeitar os que estiverem nas proximidades. È um desafio tocar um instrumento dotado com toda essa dinâmica com a necessária fineza que o ambiente exige, mas isso é algo muito importante. Você poderá descobrir que será o responsável por alguns prolemas na mixagem se tocar muito alto. A bateria toca naturalmente alto. Talvez tenha que modificar sua técnica ligeiramente e/ou usar vassourinhas e demais dispositivos para controlar o volume. Muitas vezes a emissão acústica da bateria torna difícil aos demais músicos ouvirem-se  adequadamente e o volume dos demais instrumentos, o que beneficiara a todos. use uma bateria eletrônica para tocar confortavelmente tendo absoluto controle sore o volume produzido. Dirija o monitor para seu ouvido, inclinando-o se necessário.

Instrumentos de Sopro 

Provavelmente vocês não necessitam de muita amplificação. Instrumentos de sopro dotados de cornetas projetam bem o som por si só. Lembre-se de que o som parte de uma corneta e que estas são direcionais. Dirija a corneta de seu instrumento de modo que não venha a varrer quem estiver pela frete...

Coral

Ignore o sistema de som; não dependa dele para solucionar os prolemas de volume e de harmonização. Resolvam vocês mesmos. Alguns corais possuem vocalistas que cantam significativamente mais alto que os demais do grupo. Não seja tímido, mas não exagere na potencia vocal (a menos que solicitado pelo líder). O sistema de som vai amplificar o som produzido pelo grupo. Os solistas que usam microfones individuais devem seguir as mesmas recomendações dadas para os demais vocalistas.

Músicos

Se você possui um amplificador de monitoração de monitoração, mas também é amplificado pelo sistema de som, tente posicionar o monitor na sua frente, ou de lado, inclinando para trás, de modo que esteja voltado para sua face. Isso ajudará a manter o volume no palco em níveis aceitáveis, mas ainda permitindo que você consiga ouvir-se adequadamente. Ajuste o volume de modo a poder ouvir com clarezas, sem perturbar os demais. As baixas frequências propagam-se em todas as direções e podem atingir níveis elevados na congregação e para os demais que estiverem próximos a você, de modo que tenha cuidado com o volume a ser utilizado. Caso esteja usando apenas seu amplificador, sem ser amplificador pelo sistema de som, posicione o amplificador por trás de você, em direção ao público, mas apontando de modo a ouvir-se bem. Devido á natureza das baixas frequências, e aos comprimentos de onda envolvidos, você poderá não sentir que o som está alto, podendo o mesmo estar sendo percebido pela congregação com dotado de um volume muito elevado. Inclinar para trás ou elevar o monitor em direção a seus ouvidos, pode resolver este prolema. Use um direct box para conectar-se ao sistema de som.

Técnico de Som

Ouçam atentamente as necessidades de cada um ano grupo de louvor. Vocês estão lá para dar apoio técnica e oferecer para a congregação o melhor som que puderem.

Todos

Usem sinais manuais para ajudar na comunicação com técnico durante o decorrer dos trabalhos, sem atrapalhar a congregação. Mantenham o volume no palco reduzido de modo que técnico possa ter total controle.
Ajustem o volume individual para que seja alto o suficiente para ouvir confortavelmente e não para projetar o som para qualquer outro. Deixem o sistema de som cuidar da amplificação. Não participem de uma guerra sonora. Comuniquem-se. Se tiverem qualquer tipo de prolema, discutam-no. Sejam receptivos a comentários e críticas. O objetivo é melhor o conjunto e não partir para ofensas individuais. Uma boa comunicação  é a melhor maneira de melhorar o grupo e a si próprio.
trabalhem individualmente para o bem do grupo.
 




Obrigado pela visita, duvidas, esclarecimentos? pergunte estarei disposto a compartilhar com você meu conhecimentos técnicos e abranger mais ainda esse mundo do áudio. Deus Abençoe

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Microfonando Amplificador/Cubo Baixo

Regras básicas para tirar um bom som de seu instrumento aperfeiçoar seu desempenho na hora de gravar. Antes de gravar e importante seguir alguns cuidados como afinar bem seu instrumento e regular suas oitavas, pois em uma gravação instrumento regulado pode comprometer tudo, use sempre encordoamento novo. Invistam em equipamentos bons instrumentos, amplificadores e cabos que e fundamental para a qualidade do som e acessórios. Escolha seu microfone com carinho, o mic influencia diretamente no timbre captado, por isso escolha do bom microfone com as características ideias e fundamental na hora da captura de um som poderoso.

Existem algumas maneiras básicas de captar o som do  baixo, a forma mais comum e usando um equipamento chamado Direct Box possibilitando a utilização da ligação em mesa de som pré e outros periféricos, tanto para gravação ou reprodução, a  técnica mais usada principalmente em gravação em estúdio e a microfonação, possibilita a maior fidelidade do timbre trabalhada pelo musico, usando mic de bumbo para baixas frequências e um capacitivo de capsula larga para frequências altas dando o brilho do baixo. O som vai mudando conforme vai mexendo o microfone de um lado para outro, ou também no seu eixo.




Utilizando dois microfones cada um trabalhando em frequências diferentes, utilizamos o mic de bumbo na borda do falante para conseguir o som mais grave e um capacitivo no meio do falante para conseguir um som mais agudo.
Como os microfones capacitivos são bem sensíveis posicione o  angulado para que o deslocamento de ar do cone do falante não prejudique na capitação.



Utilizando apenas o capacitivo, você pode tirar uma qualidade de som boa, pois sua capsula e larga e a sua membrana sendo maior possibilita que tenha uma boa captação das baias frequências, quanto mais ao centro do cone você terá uma captação mais agudo, deixando mais próximo da borda terá mais grave.




Em configuração clássica de amplificador de baixo com 4 falantes “10” para agudos e 1 de “15” para graves você pode microfonar individualmente, utilizando o capacitivo para os falantes agudos e de bumbo para o falante de grave.











Obrigado pela visita, duvidas, esclarecimentos? pergunte estarei disposto a compartilhar com você meu conhecimentos técnicos e abranger mais ainda esse mundo do áudio. Deus Abençoe

Mais Visitadas