Master L e o Master R da mesa de Som
O controle de PAN é um completo desconhecido para a maioria dos operados de som nas igrejas. Ainda que presente em qualquer mesa de som, o pessoal simplesmente não sabe e/ou não usa. Esse comando pode ser um tremendo aliado para quem tem aquelas mesas de som mais simples, sem Auxiliares ou mesmo com poucos deles. O que vamos falar serve para qualquer mesa simples, qualquer marca e modelo.
O controle PAN tem marcado L na extrema esquerda, e marcado R na extrema direita. Isso quer dizer que, nas posições extremas, o som daquele canal será enviado somente para o Master L ou somente para o Master R. Nas posições intermediárias, o som será enviado em maior quantidade para um Master que para o outro. Na posição "Flat" (o controle no meio), o som é enviado igualmente para os dois canais.
Essa explicação só tem uso prático se utilizarmos em conjunto com os Masters. Veja um exemplo prático:
Uma igreja bem simples, com 4 caixas de som, 2 para o público (PA) e duas caixas de retorno para os músicos.
Master L alimenta o canal A do amplificador e este alimenta as 2 caixas do PA
Master R alimenta o canal B do amplificador e este alimenta as caixas de retorno
Se usarmos o PAN no meio, como é o mais comum de encontrarmos, teremos o mesmo som tanto para o público quanto para os músicos. Apesar de isso parecer ser bom, os músicos tem necessidades diferentes da do público. Enquanto o público quer ouvir o som do conjunto, os músicos querem se ouvir, o que são coisas bem diferentes.
Assim, se usarmos o controle de PAN, podemos fazer mixagens diferentes, uma destinada ao público e outra aos músicos. Veja:
A voz do dirigente do culto deve ser sempre voltada para o PA (PAN todo em L). Os músicos, que muitas vezes estão localizados próximos dos dirigentes, podem ouvir a voz diretamente. Isso inclusive evita microfonias que possam acontecer no mic do dirigente.
Instrumentos acústicos (que produzem som por si só) podem ter mais volume no PA que no retorno dos músicos. Flautas, violinos, violões, todos eles podem estar com o PAN mais para à esquerda (mais para o PA) que para o meio.
Instrumentos elétricos (teclado, baixo, guitarra), que não tem som próprios, esses podem estar com o PAN no meio ou até mesmo mais para a direita (mais para o retorno).
Imagine aquele músico que ficam pedindo mais volume, mais volume e mais volume no seu retorno! Para satisfazê-los, aumentamos o fader de volume do canal. Se o PAN estiver no meio, estaremos aumentando tanto para o PA quanto para o retorno. Só que isso pode trazer um desequilíbrio da mixagem para a igreja (o instrumento sobressaindo mais que os outros). Se então usarmos o PAN mais para a direita (mais em direção dos retornos), poderemos aumentar o volume e, para compensar, jogar o controle mais em direção à posição R, de forma a compensar o aumento e manter o equilíbrio do PA.
A ideia é simples, o uso é simples e fácil, mas muita gente não conhece e "passa aperto" com as reclamações dos músicos de que "não estão se ouvindo".
Relacionados:
Endereçamentos - Subgroups Mesa de Som
Áudio para Igrejas - Quais equipamentos que devo comprar?
Obrigado pela visita, duvidas, esclarecimentos? pergunte estarei disposto a compartilhar com você meu conhecimentos técnicos e abranger mais ainda esse mundo do áudio. Deus Abençoe
Sem comentários:
Enviar um comentário