Quando trabalhamos com mesas grandes de 24 canais ou acima, provavelmente serão ligados muitos microfones e instrumentos musicais de um tipo ou mesma função.
por exemplo um grupo de 4 vozes dividido em naipes, soprano, contralto (vozes femininas) tenor e Baixo (vozes masculinas), já no naipe de orquestra temos nos instrumentos de cordas (violinos, Violas, Violoncelos, e Contrabaixos Acústicos). e metais (flautas, trompetes, tubas, trombones, etc). Se distribuirmos microfones por estes naipes, com certeza teremos muitos microfones por naipe. A bateria acústica é um outro exemplo. Podemos precisar de 3 a até 8 microfones somente para este único instrumento, já que ela é formada por várias peças diferentes.
Durante um culto ou um evento ao vivo, é comum ser necessário não só o aumento e/ou diminuição do volume de uma voz ou um instrumento isoladamente, mas de todo um naipe. É muito comum o Técnico no decorrer do culto precisa baixar o aumentar um determinado naipe, talvez a ateria em si, ou instrumentos, Se formos fazer canal por canal, perderemos muito tempo, e tempo é algo que não podemos perder em um evento ao vivo.
Nestes casos, se estivermos utilizando o recurso de submasters, com todos os naipes agrupados por sub, poderemos, através de um único controle (um único fader de volume), atuar sobre todo o grupo (naipe) de uma única vez, com muito mais agilidade que atuando individualmente canal por canal.
Vamos usar como exemplo a Bateria utilizando três microfones um no bumbo outros dois Overs para os pratos, pegamos o canal 7, 8 e 9 que já esta todo equalizado e volumes regulados, você aperta o botão 1-2 do subgrupo no canal, em seguida direcione o PAN para o lado esquerdo fazendo que o canal seja direcionado para o Subgrupo "1" faça o mesmo nos outros canais 8 e 9.
instrumentos harmônicos, e melódicos como: (baixo, guitarra, violão e teclado), você direciona para o subgrupo 2 aperte o botão 1-2 direcione o PAN para o lado direito de todos. assim eles serão direcionados para o subgrupo "2"
Para mandar no L e R da Master posicione o botão left e right como mostra na foto abaixo
PAN todo para a esquerda => endereça o sinal somente para o sub ímpar
PAN todo para a direita => endereça o sinal somente para o sub par
PAN todo para L e botão de submaster 1-2 pressionado => o sinal será encaminhado somente para o sub 1
PAN todo para R e botão de submaster 1-2 pressionado => o sinal será encaminhado somente para o sub 2.
PAN todo para L e botão de submaster 3-4 pressionado => o sinal será encaminhado somente para o sub 3
PAN todo para R e botão de submaster 3-4 pressionado => o sinal será encaminhado somente para o sub 4.
PAN no meio e botão de submaster 1-2 pressionado ou 3-4 => o sinal será encaminhado tanto para o Sub 1-2 quanto o Sub 3-4
Além disso, os subgrupos também possuem saídas independentes das saídas L/R. Podemos “tirar” o som diretamente do sub para alguma outra função, como gravação, retorno, etc. Mais de uma vez fiz o som principal diretamente com os Subs, por encontrar para operar mesas com defeito na saída Master.
![]() |
Mesa De Som Xenyx Behringer X1832 |
![]() |
Mesa de Som Yamaha MG20xu |
Por exemplo, em um coral, em vez de termos um compressor para cada canal de voz (ajustes individuais), se organizamos os naipes em subs então podemos usar um compressor insertado diretamente em cada um dos subs. Assim, em vez de dezenas de canais de compressão, usaremos apenas 4 – um para cada naipe de voz, ajustando os volumes para que um naipe nunca se sobreponha aos outros.
Outro exemplo é o uso de equalizadores para controle de microfonia. Em vez de termos vários equalizadores, podemos ter um único “segurando” as frequências para um conjunto de microfones (muito útil em microfones de coral).
Nos subs, há o recurso de escuta (o botão Solo, que pode ser PFL ou AFL), e os endereçamentos do próprio sub para o L ou R. Note que podemos endereçar individualmente, ou para Left ou para Right, ou para os dois. O mais comum é pressionar os dois mesmo, mas tudo depende do que se quer fazer. Não há botão Mute, mas na verdade é só soltar os botões de endereçamento (Left e/ou Right) para termos o mesmo efeito.
Dicas:
Com 2 subs, podemos fazer o seguinte:
Sub 1 - Bateria e Percussão
Sub 2 - Instrumentos base (teclado, violão, guitarra, baixo)
ou
Sub 1 - Bateria e Percussão
Sub 2 - Back Vocal
Quando contamos com 4 subs, podemos fazer o seguinte:
Sub 1 – Vozes femininas
Sub 2 – Vozes masculinas
Sub 3 – Bateria e Instrumentos de percussão
Sub 4 – Instrumentos base (teclado, violão, guitarra, baixo)
E o que não mandar para subgrupo?
Falamos muito em como enviar canais para os subs, mas falamos pouco sobre o que não mandar! A resposta é simples: aquilo que não pertencer a nenhum naipe e/ou aquilo que sempre constantemente alterado individualmente.
Em geral, há o principal e um auxiliar (para alguém que vai contar uma experiência, transmitir um recado, um dom espiritual), etc. Como são microfones cujos canais ficam ligados o tempo todo, estes, são sempre encaminhados para o Main, e os ajustes são sempre individuais.
Deus Abençoe
IN GOD WE TRUST
Sem comentários:
Enviar um comentário