domingo, 30 de junho de 2019

Profissões ligadas ao áudio #1 - Sonoplasta e Técnico de Áudio (Paezeiro)



Ainda muita duvida e confusão com profissionais na área do áudio, principalmente na igreja muitas pessoas chamam o técnico de som de sonoplasta, ou menino da mesa, e por ai vai...mas como toda area de trabalho no audio também tem profissionais que existe sua classificação para cada setor do áudio.
Nesse artigo vou dar uma   breve explicação desses dois profissionais "Sonoplasta e Técnico de Som". o que realmente fazem e locais que atuam.

Sonoplasta: é um profissional   de áudio que não é músico, mas trabalha diretamente com a criatividade. Apesar de muita gente chamar indiscriminadamente qualquer um que trabalha com áudio de sonoplasta, na verdade um sonoplasta e um artista plastico que trabalha com sons. Antigamente muito do trabalho do sonoplasta era simulações de som. Barulho de fogo? Papel celofane amassado.  
Os sonoplastas antigos faziam sons com papel, areia, papelão, até com pente de cabelo se fazia efeitos. Atualmente, existem bancos de sons, sites com inúmeros sons já prontos, pré-gravados, e o sonoplasta "apenas" terá o trabalho de tocá-los no momento certo. As rádios ainda mantém sonoplastas, mas com o advento da televisão o campo de trabalho se tornou muito grande. 
É o sonoplasta que encaixa a trilha sonora de acordo com o que está sendo transmitido: uma música triste para momentos dramáticos, uma música alegre para momentos festivos, e assim por diante. 
As músicas utilizadas pelo sonoplasta não são dele, mas de outros artistas. O sonoplasta não é músico nem compositor. 
Exatamente por esse motivo, o sonoplasta é aquela pessoa que ouve de tudo (de tudo mesmo: baião, samba, rock pesado), e conhece decorado todas as letras de música. Ouvir de tudo é mais que necessidade: imagine uma reportagem sobre a Feira de Caruaru, no sertão de Pernambuco. 
Que música ele vai colocar? Um rock não dá…Em televisão os programas ao vivo também exigem a presença do sonoplasta, desta vez como um misto de operador-de-som-DJ-sonoplasta. O sonoplasta opera a mesa (um programa de entrevistas, por exemplo), também da uma de DJ (programas de auditório, Faustão, por exemplo). 

Reginaldo Lopes "Sonoplasta da Radio Jovem Pan"


Técnico de Som (Paezeiro): Técnico de Som é aquele profissional que trabalha com todas as características possíveis na sonorização, seja ela na manutenção, instalação e mixagem ao vivo, paezeiro seria um termo para aquele que trabalha apenas com sonorização ao vivo, não importando com o tamanho do evento ou que lugar,  pode ser chamado também de Técnico de P.A e Monitor.
Grandes eventos costumam ter duas mesas de som: uma no palco e outra mais no meio da platéia, algumas igrejas grandes também utilizam dessa possibilidade, mas bem poucas. A mesa de palco, operada pelo técnico de monitor, provê os recursos necessários para os próprios músicos e cantores se ouvirem (o retorno de som, a monitoração).
O trabalho do técnico de monitor é atender aos artistas da forma que eles necessitam (nem sempre isso quer dizer como eles desejam). Para isso, o técnico precisa estar muito bem entrosado com os músicos e os cantores. Conhecê-los, saber suas preferências, até mesmo os seus erros mais comuns. Muitos artistas carregam seus técnicos de monitor para onde vão. O técnico de monitor não precisa conhecer acústica (seu "espaço" é somente o palco), mas tem que saber decorado o tipo de monitoração que cada artista prefere. 
Precisa saber que o guitarrista gosta do som mais "assim" e o baixista gosta "mais assado". Que o baterista quer no seu fone seu próprio instrumento, bastante do baixo e um pouco do teclado, e assim por diante.
Por sua vez, o técnico de PA tem o controle da mesa de PA. Sua preocupação é atender bem ao público do evento. Se todos estão ouvindo, se a inteligibilidade está boa, as interações com a acústica local, o equilíbrio dos volumes dos canais, o volume geral, etc. Um grande trabalho.
O técnico de PA precisa conhecer bem de acústica. Ele que vai definir a localização das caixas de som, a forma de montagem delas. Vai se preocupar se os amplificadores instalados conseguem alcançar o volume necessário. Vai fazer o alinhamento de todo o sistema, de forma minimizar reverberações e outros problemas. Muitos técnicos de PA são pessoas contratadas, que conhecem bem o lugar onde o evento é realizado.




Tanto o técnico de monitor quanto o de PA precisam saber também coordenar equipes.  Não basta apenas saber áudio e operar o sistema. 
São eles que coordenam os trabalhos de montagem de estruturas metálicas (e fiscalizam essas  montagens – já imaginou uma caixa caindo do alto em cima de alguém?). Também precisam verificar as instalações elétricas (já imaginou um disjuntor desligando no meio do evento?), dizer aos Técnicos de Palco/Roadies onde fica cada coisa.





Deus Abençoe 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Mais Visitadas