sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Como Testar Sistema de Som sem Conhece-lo



Com enorme números de fabricantes de   sistema de som seja nacionais ou importados, fica difícil conhecer todos, mesmo já conhecendo marcas respeitadas e conhecida no mercado são inúmeros equipamentos produzidos.
 Bom mas nem sempre consegue-se comprar aquela tal equipamento que você ja conhece e sabe que vai lhe entregar aquilo esperado, ai você precisa optar por outras marcas que você não conhece ou por indicação.
 Você então faz um projeto de um sistema que você irá precisar na igreja, ou banda. Então você vai até uma loja de equipamentos de som e fala com o vendedor que precisa de tal equipamento mas não conhece e precisa antes fazer um teste para saber como ela se comporta. O vendedor então por sua vez, liga o equipamento sempre em um console (mesa de som) bom, busca uma música bem equilibradas nas frequências medias e agudas, com leve acentuação nas graves, aumenta um volume alto e coloca para tocar, de cara você fica contente e vê que aquele equipamento com um preço bem abaixo do que já conhecia satisfaz no seu projeto, compra o equipo liga, conecta microfones e instrumentos e vê algo estranho, que no teste não era bem assim.
Bom tirando alguns fatores como acústica que isso também determinara na qualidade do seu sistema, o jeito que foi feito o teste foi errado, pois você fez um teste que de fato não era assim que iria utiliza-lo.
Procedimento normal que toda loja de som faz! mas... cada caso, um caso, se vai comprar um sistema de som  que você ira utiliza-lo guitarra e baixo por exemplo, por que fazer um teste com uma músicas produzida?
São músicas produzidas em estúdios usando talvez equipamentos excelentes usando equipamentos super top, que colocando até em som automotivo de fabrica soa bem, o teste tem que ser feito com aquilo que de fato você ira usar, exemplo:

1- Apenas Voz e Violão/e ou teclado  
2- Apenas Voz, Violão, teclado e guitarra
3- Voz, violão, teclado, guitarra, baixo, bateria e percussão

Passando pelo primeiro exemplo vejamos como pode ser feita, violão e principalmente "teclado" costumam soar muito bem com esses tipos de sistema, pois trabalham no range de frequência do grave ao agudo, sem quase atenuação ou acentuação. Ligando violão folk ou jumbo deixando tudo "flat" quem não fez?rs
 Guitarra e Baixo ja são um pouco mais  complicado, nem sempre eles vão soar bem, a muitos que utilizam   simuladores de ampli, pedal, ou até mesmo software simulando ampli renomados no mercado entregando assim um som mais fiel, ampli de guitarra e baixo são projetados especificamente para eles, experimente usar guitarra no ampli de baixo, ou baixo no ampli de guitarra, som horrível!!!
Então o que deve ser feito, simples, teste o sistema de som com guitarra e baixo, todos no modo "clean" veja como se comporta, de fato o sistema terá que te entregar um bom sinal, só para depois fazer alguns correções na mesa de som, é ai que entra o fator "Qualidade" equipamentos de ótima qualidade iram te entregar ótimo som, Teste o sistema de acordo do que você ira usar, músicas produzidas são bem vindas a menos que você seja um DJ.

Esse é um conceito que tenho, diga ai nos comentários o que você para testar sistema de som desconhecido.
   

 
Deus Abençoe

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mais Visitadas