segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Microfonando Amplificador/Cubo Baixo

Regras básicas para tirar um bom som de seu instrumento aperfeiçoar seu desempenho na hora de gravar. Antes de gravar e importante seguir alguns cuidados como afinar bem seu instrumento e regular suas oitavas, pois em uma gravação instrumento regulado pode comprometer tudo, use sempre encordoamento novo. Invistam em equipamentos bons instrumentos, amplificadores e cabos que e fundamental para a qualidade do som e acessórios. Escolha seu microfone com carinho, o mic influencia diretamente no timbre captado, por isso escolha do bom microfone com as características ideias e fundamental na hora da captura de um som poderoso.

Existem algumas maneiras básicas de captar o som do  baixo, a forma mais comum e usando um equipamento chamado Direct Box possibilitando a utilização da ligação em mesa de som pré e outros periféricos, tanto para gravação ou reprodução, a  técnica mais usada principalmente em gravação em estúdio e a microfonação, possibilita a maior fidelidade do timbre trabalhada pelo musico, usando mic de bumbo para baixas frequências e um capacitivo de capsula larga para frequências altas dando o brilho do baixo. O som vai mudando conforme vai mexendo o microfone de um lado para outro, ou também no seu eixo.




Utilizando dois microfones cada um trabalhando em frequências diferentes, utilizamos o mic de bumbo na borda do falante para conseguir o som mais grave e um capacitivo no meio do falante para conseguir um som mais agudo.
Como os microfones capacitivos são bem sensíveis posicione o  angulado para que o deslocamento de ar do cone do falante não prejudique na capitação.



Utilizando apenas o capacitivo, você pode tirar uma qualidade de som boa, pois sua capsula e larga e a sua membrana sendo maior possibilita que tenha uma boa captação das baias frequências, quanto mais ao centro do cone você terá uma captação mais agudo, deixando mais próximo da borda terá mais grave.




Em configuração clássica de amplificador de baixo com 4 falantes “10” para agudos e 1 de “15” para graves você pode microfonar individualmente, utilizando o capacitivo para os falantes agudos e de bumbo para o falante de grave.











Obrigado pela visita, duvidas, esclarecimentos? pergunte estarei disposto a compartilhar com você meu conhecimentos técnicos e abranger mais ainda esse mundo do áudio. Deus Abençoe

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mais Visitadas