quarta-feira, 11 de setembro de 2019

RT60 - Reverberação

A reverberação em um ambiente, também chamada de RT60 (Tempo que o som emitido leva para perder 60 db) é na prática o quanto "vivo" o som fica dentro da sala depois de emitido até deixar de ser percebido por nossos ouvidos. A questão primordial envolvida na importância de se condicionar esses tempos de reverberação é porque quanto mais o som durar, maior a probabilidade desta "sobra" se encontrar com os outros sons emitidos causando mais confusão, perda de inteligibilidade e cancelamentos de fase que deterioram a qualidade (fidelidade) do som no geral.

Basicamente o que deve ser feito é adicionar materiais absorvedores ao ambiente para absorver essas ondas sonoras, assim diminuindo seu tempo de reverberação, porém isso não pode ser feito aleatoriamente pois, afinal, cada material tem uma eficiência maior em uma região de frequência, por exemplo, materiais como Dry Wall e Vidro absorvem bem graves porque vibram e tem mais densidade, já a lã de vidro e espumas de menor espessura são muito mais eficientes nos médio-agudos e agudos. O bom equilíbrio entre esses materiais chamamos de Coloração da Reverberação e pode ser atingida (calculado) usando tabelas de coeficientes de absorção, planilhas ou softwares acústicos.

O tempo de reverberação ideal pode variar em função do objetivo da sala, mas em geral segue a tabela abaixo:


Esses valores são para 1KHz, em geral salas de estudio de pequeno porte (50m3 = (20m2 x 2,5m)) tem RT60 entre 0,19 ~ 0,26 dependendo do objetivo.

Na tabela (Azul) abaixo podemos ver uma relação mais precisa em várias bandas de frequência que vão de 125Hz até 4KHz, bem como a proporção ideal entre frequências (Verde) e alguns dados relativos ao RT60:



Resumindo: de nada adianta um investimento enorme em equipamentos sem a devida atenção a acústica do  templo. Um exemplo  é o de um automóvel esporte da alta performance rodando em uma estrada de terra esburacada, mesmo o veículo sendo excelente e muito potente sem um ambiente adequado sua performance será muito ruim e em alguns casos inviável.


Fonte: Luiggi Granieri 


Calculando a Reverberação


Em 1900 o matemático Walace Sabine criou o calculo para o tempo de reverberação num ambiente. Porém apareceram erros nos cálculos quando o RT tende para o zero, aparecem grandes erros.
Mas apareceu outro matemático o Eyring, ele descobriu a correção desse impasse, aplicando a correção de coeficiente de absorção. Onde In representa o logaritmo natural (na base e= 2 ,71828), qualquer calculadora cientifica pode fornecer esse logaritmo.  
com ajuda de uma planilha elaborada pelo Sollon do Valle podemos chegar a um denominador comum e efetuar com os materiais que se encontra na igreja analisar o tempo de reverberação de cada frequência.


Pegamos uma igreja como exemplo, tendo 35m de comprimento, 25m de largura e 8m de altura, contendo no interior da igreja paredes lisos pintados, vidros comuns, e piso de concreto como mostra no canto esquerdo na aréa de materiais. Observando na formula Eying (em verde) há uma grande reverberação nas   altas frequências 8,09 em 1000Hz, para uma igreja com sonorização ao vivo há muita reverberação, causando cancelamentos de fase, acoplamento entre outros. é preciso colocar matérias absorvedores para diminuir essa quantidade de reverberação e melhorar a qualidade do som.


Agora ao colocarmos matérias absorvedores, Carpete grosso, piso de madeira, painel e vidro grosso, Bass Traps chegaremos num resultado mais satisfatório.

Escolha o material que deseja aplicar pelo número, em seguida coloque a quantidade em M².
  
E importante saber que as frequências graves sempre sobressair das médias para agudas,  baseado em estudo cientifico terá mais qualidade no seu som. 



Agora além de corrigir as altas reverberações, corrigimos a propagação das frequências do ambiente, deixando as frequências baixas sobressair mais que as agudas.

Utilização do Material:


Bass Traps e Absorvedor de Banda larga foi agregado utilizando as informações do seu coeficiente em ficha técnica.


Download da Planilha:


   






Obrigado pela visita, duvidas, esclarecimentos? pergunte estarei disposto a compartilhar com você meu conhecimentos técnicos e abranger mais ainda esse mundo do áudio. Deus Abençoe

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mais Visitadas